Fofonetes

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

7 dicas que você precisa saber antes de comprar seu Peixe-beta(Betta)


1. Escolhendo um aquário para seu peixe-beta

Opte por aquários próprios para a espécie, que são bem simples e baratos. 

Antes de levar o Beta para casa, escolha bem um aquário próprio para essa espécie. São modelos bem simples de aquário e seu preço varia de R$20 a R$100.
Opte por aquários espaçosos e altos, que tenham um volume para, pelo menos, 5 litros de água.  Os betas precisam ter espaço o suficiente para abrir sua cauda sem que encoste no vidro e nos outros peixes.  As beteiras nunca são a melhor opção.


2. Manutenção do aquário

O aquário do peixe-beta precisa de termostato, mas nem sempre de filtro e oxigenadores.

O principal motivo  para o uso do termostado é a mudança de temperatura da água. A temperatura ideal da água é entre 25ºC e 30ºC, quanto mais baixa a temperatura, mais lento se torna o metabolismo dos betas. Com isso os betas se alimentam menos e consomem suas reservas energéticas. Filtros e oxigenadores são sempre importantes para manter a boa qualidade da água e são necessários se você optar por aquários decorados e com plantas, pois a renovação da água não é feita sempre. Em contrapartida, se a limpeza do aquário sem ornamentação for realizada no máximo a cada 15 dias, não há obrigatiriedade do uso de filtros e oxigenadores.


3. Localização da beteira

Escolha locais tranquilos e longe da luz solar direta.

Seu peixe-beta pode ficar em locais inusitados, como em sua mesa de trabalho ou até mesmo na cabeceira de sua cama. Entretanto, deve ficar longe da luz solar direta, de cheiros fortes e de fumaça, por exemplo.
O ideal é encontrar um local arejado, onde seu Beta poderá ficar calmo, sem ter de lidar com mudanças bruscas de temperatura e cheiros que podem lhe fazer mal.


4. Colocando seu peixinho no aquário

Veja os cuidados necessários antes de colocar o Beta em seu novo aquário.

Assim que chegar do pet shop ou do criador onde comprou seu Beta, faça o seguinte: 
  • encha metade da beteira com água; 
  • deixe, no aquário, espaço para a água que vem no saquinho, junto ao seu peixe; 
  • coloque o saquinho dentro do aquário, para que a temperatura das águas se igualem;
  • após isso, com muita calma, despeje no aquário a água que veio com seu peixe, para que ele caia na sua nova morada; 
  • jamais pegue seu Beta com a mão, pois ele é delicado e você pode feri-lo.
 

5. Como fazer a limpeza do aquário

Reserve sempre metade da água que já estava no aquário em um recipiente.

Jamais deixe seu peixe vivendo em água suja. A cada 10 ou 15 dias no máximo, troque a água da seguinte forma: 
  • retire o peixe sem utilizar redinha, o ideal é usar um potinho com tamanho suficiente para ele não encostar nas laterais; 
  • coloque-o em um recipiente, junto com metade da água que já estava no aquário; 
  • a outra metade, jogue fora;
  • em seguida, lave o aquário e as decorações;
  • após terminar a limpeza, devolva seu Beta junto com a metade de água que reservou antes. 
É essencial que apenas metade da água seja trocada, para evitar choques de temperatura ou até mudanças bruscas no PH. Dessa forma, seu peixinho ficará mais resistente.
 

6. A agressividade dos Betas

Essa espécie é conhecida por não conviver bem com outros Betas.

O jeito agressivo dos Betas é um fato bastante conhecido e verídico. Eles são ariscos com peixes da mesma espécie e os macho a não devem ser mantidos juntos. Então, se você quiser adquirir um monte de Betas machos, adquira também um monte de aquários próprios.
Se você possui mais de um Beta, pode até deixar que eles se encarem um pouco e mostrem todo o vigor e o esplendor da espécie, afinal, são incríveis. Até mesmo um espelho na frente de seu Beta pode fazer com que ele pense que está encarando um rival. Entretanto, não faça isso com tanta frequência, pois seu peixe pode ficar estressado demais.


7. Alimentação do Beta

Fornecer comida para seu Beta exigirá paciência, principalmente no começo dessa nova amizade.

A principal informação sobre a alimentação dos Betas é: dê apenas rações próprias para essa espécie. Então, quando adquirir o peixe e o aquário, informe-se sobre as melhores marcas de ração para Betas que pode já levar e aprenda como fornecê-las ao seu novo peixinho.
A transição para uma nova casa pode deixar o Beta muito estressado, o que, provavelmente, fará com que ele não coma no primeiro no dia. O ideal é que alimente seu Beta apenas no segundo dia e, ainda assim, com paciência: jogue dois granulados e veja se ele come. Caso coma, jogue mais 3 ou 4 floquinhos de ração.

Jamais superalimente seu Beta, pois ele só necessita de poucos flocos de ração para ficar satisfeito. Apesar de alguns locais precisarem a quantidade de ração exata que deve ser dada, isso pode variar bastante. A dica é fornecer granulados que serão comidos em, no máximo, 5 minutos. Assim, dê aos poucos para que perceba o momento em que seu peixe ficará saciado.
Na alimentação dos Betas também podem ser usados alimentos vivos como: Artemia franciscana, Enquitréia (Enchytraeus albidus) e Microverme (Anguilula silusiae). Porém, este tipo de alimentação precisa de muitos cuidados e só é indicado para quem sabe fazer o cultivos desses alimentos.

Curiosidades sobre o Beta

Conheça algumas excentricidades da espécie.

  • As fêmeas dessa espécie costumam ser bem pacíficas.
  • Os Betas machos infelizmente são utilizados em rinhas.
  • Durante uma briga, o Beta fica com sua coloração bastante intensa.
  • Betas sobem até a superfície para respirar.
  • A espécie que conhecemos hoje foram criadas através de um Beta selvagem, que possui reflexos amarelos e listras horizontais escuras.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário