Fofonetes

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Comprar ou adotar? Veja qual é a melhor forma para adquirir o seu animal de estimação.

Comprar ou adotar? Veja qual é a melhor forma para adquirir o seu animal de estimação


Você decidiu ter um animal de estimação, mas está na dúvida se a melhor opção é comprar ou adotar? Não fique desesperado, pois, assim como você, inúmeras famílias passam por esse dilema. 
 
Adquirir um pet é uma decisão importante, uma vez que por volta de 10 a 15 anos esse bichinho será parte da família. Uma das dúvidas mais comuns nesse processo é sempre se a pessoa deve comprar ou adotar o animal. Conheça as vantagens e desvantagens de cada caso para poder tomar uma decisão acertada.

Vantagens de adotar um animal

Quando a decisão de adotar um animal vem à cabeça, vale a pena considerar as vantagens dessa opção.
 

1. Você está ajudando um animal abandonado

Animais de abrigos foram abandonados e adorarão receber uma família.

É importante considerar que quando a pessoa decide imediatamente que vai comprar um animal e nem considera uma adoção, corre o risco de perder uma grande chance, pois há animais de raça que são abandonados em abrigos.
Dessa forma, quando a pessoa vai diretamente a um criador para realizar a compra, pode ser que gaste dinheiro desnecessariamente ao mesmo tempo em que perde de ajudar um animal abandonado.
Imagine encontrar o animal que quer em um abrigo... Quem sabe, ele estava acostumado a ter um dono (ou nem mesmo chegou a tê-lo porque nasceu nas ruas) e agora vive em um local com outros animais ganhando uma atenção coletiva, enquanto aguarda por uma oportunidade.
Somente na cidade de São Paulo, 24 mil animais chegam, por ano, em abrigos. Desses, somente 1.500 são adotados e 19 mil animais são sacrificados, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses.
Multiplicando esse número por grandes metrópoles do país e levando em consideração que os números também são altos em pequenas cidades, a média é que mais de 60% dos animais que estão em abrigos são sacrificados todos os anos, chegando a números lamentáveis.
Quando você leva, de algum abrigo, um bichinho para casa, além de ele ficar muito agradecido pela sua atitude, dando o máximo de carinho que puder, você estará fazendo uma boa ação e colaborando para que os animais sejam bem tratados.
Além disso, o bom exemplo será visto por outras pessoas que poderão sentir-se estimuladas a também adotar um animal. Promover a boa ação é sempre gratificante.
 

2. Você não paga nada pelo animal

Você vai gastar somente com a comida e as necessidades do dia a dia.

Dependendo da raça que vai querer, o preço de um animal é exorbitante e você investe nele um dinheiro que poderia gastar com sua alimentação e criação, por exemplo.
Assim, quem quer comprar um animal tem que antes fazer uma certa economia para poder escolher a raça de seus sonhos. Enquanto isso, fica sem um companheiro.
Se você adota um animal, pode guardar suas economias para outras coisas e ainda sobra um pouco para mimar seu cachorro, com brinquedos, biscoitos para animais, uma casinha confortável e moderna etc.
Para adotá-lo não é preciso ter dinheiro e pagar nenhuma taxa: é tudo de graça! Apenas será necessário provar que possui condições financeiras e local apropriado para cuidar do seu novo companheiro. Dessa forma, se quiser economizar um pouco ou não tiver dinheiro para comprar um, adote!
 

3. Bons abrigos permitem que interajam com o pet

Você tem a chance de brincar e interagir com o animal antes de levá-lo para casa.

Quando o abrigo é bom (então vale prestar atenção na hora de avaliar um abrigo animal), permite que você tenha uma maior interação com o pet antes de levá-lo para casa.
Isso porque os cuidadores querem que você tenha a certeza de que está levando o companheiro ideal para casa e que não abandonará o animal.
Os proprietários do abrigo permitirão que você visite o pet durante dias ou semanas, até criar afinidade e conhecê-lo melhor, evitando futuros arrependimentos.
Nesse momento, vale considerar os animais adultos também, pois você adotará um pet que já não é tão bagunceiro como um filhote, requer cuidados menores e, de quebra, te dará o mesmo nível de carinho!
Além disso, animais mais velhos podem já ser adestrados para diversas coisas, eliminando o trabalho de ter que ensinar tudo para eles. Vale a pena fazer a experiência e considerar as diversas idades antes de escolher o seu pet. 
 

Vantagens de comprar um animal

Quando a opção é a compra de um animal de estimação, existem algumas vantagens como as que listamos a seguir.
 

1. Garantia da raça

Por meio de um criador, há a garantia de levar para casa a raça que você procura.

Um criador especializado poderá orientá-lo na sua decisão, informando, em detalhes, as características e o comportamento do pet e avaliando se determinada raça é ideal para você. Além disso, haverá a garantia de estar levando um animal com a raça desejada.
Vale lembrar que, para que isso aconteça, é necessário escolher um criador de confiança, pois muitos locais tentam vender animais de raças misturadas como se fossem puros,  para ganhar dinheiro. Atenção, também, com feiras de animais e pet shops: muitas empresas compram animais de criadores de má qualidade e que não oferecem os cuidados necessários aos pets e filhotes lá criados. 
 

2. Variedade de raças

Você possui diversas opções de raças para escolher aquela que mais encaixa na sua preferência.

Quando você vai adotar um animal, a variedade na escolha de raças é pequena. As  raças puras são mais difíceis de achar nesse locais, já que a maioria das pessoas acaba doando para algum parente quando não quer mais algum animal de raça. 
Quando você optar por comprar um animal, existe a opção de pesquisar todas as raças e escolher aquela que está de acordo com o seu gosto.
A idade também é um fator que pesa na adoção, pois a maioria dos animais que vivem em abrigos está na idade adulta, sendo poucos os filhotes. Quem quer um filhotinho pode ter que procurar bastante até encontrar um abrigo que ainda tenha.
Quando a opção é comprar, há diversos animais novos e filhotinhos, que são os preferidos das crianças.
Vale ressaltar a importância de descobrir sobre cada tipo de raça antes de optar por alguma.
 

3. Garantia de saúde do animal

Durante a compra de um animal, fica mais fácil conhecer os cuidados que precisa, de acordo com a raça do mesmo.

Quando você vai até um criador de qualidade para comprar um animal, sabe que estará adquirindo um saudável e de raça pura. Assim, já conseguirá prever os gatos necessários de cada raça, podendo planejar quais estarão de acordo com seu orçamento. Por exemplo, algumas raças precisarão de banhos semanais, outras, quinzenais. Algumas são mais propensas a algumas doenças e outras a menos. Outras, ainda, devem realizar exercícios regularmente, enquanto outras não precisam desse cuidado.
Até mesmo em questões de características físicas, quando você compra um animal de raça pura já sabe o tamanho que ele ficará e todos os demais cuidados necessários, sem se surpreender futuramente porque ele cresceu muito ou pouco.
 

Afinal, compro ou adoto um animal?


Não existe uma resposta certa para esta pergunta, pois ela é muito individual e vai depender da personalidade e objetivos de cada pessoa.
O ideal é ponderar sempre as duas opções, comparar as vantagens e desvantagens e considerar as duas hipóteses, visitando tanto pet shops e criadores que vendem animais quanto abrigos que doam animais.
Você pode se apaixonar por algum animal e querer adotá-lo sem que ele  seja de uma raça tão conhecida. Ou, ainda, pode ser que veja todos os animais de um abrigo, mas se encante com um do pet shop.
O mais importante, ao tomar essa decisão, é fazer uma escolha consciente e considerar todos os prós e contras de cada alternativa. Fazendo isso, você terá a resposta certa sobre se deve comprar ou adotar um animal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário