Fofonetes

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

10 Fatos que você provavelmente não sabes sobre os Ursos Polares

Os Ursos Polares são animais bastante conhecidos, contudo existem inúmeras coisas  sobre eles que muitos de nós não temos conhecimento. Vejam de seguida alguns factos que provavelmente não sabiam sobre os ursos polares.


1. Os ursos polares vivem no Árctico e não na Antárctida, como muita gente pensa.  Eles não compartilham o mesmo espaço com os pinguins porque vivem em lados opostos do planeta. O nome Árctico vem da palavra grega para urso e Antárctica significa "sem urso." Os ursos polares são também encontradas no Alasca, Canadá, Gronelândia, Rússia e Escandinávia do Norte.

2. Ursus maritimus é o nome científico do urso polar, que significa "urso marítimo." O urso polar passa a maior parte de sua vida na água a caçar ou a nadar para novas bases. Estes gigantes estão equipados nas  patas da frente com membranas nos dedos dos pés, o que lhes permite nadar com facilidade em altas velocidades. Eles são capazes de nadar cerca de seis quilómetros por hora e andar até 100 milhas numa hora.


3. A pele do urso polar não é branca. Os folículos pilosos de um urso polar são claros e possuem tubos ocos que reflectem a luz ao seu redor. Uma vez que eles estão rodeados pela neve, a sua pele parece branca. A parte surpreendente é que os ursos polares têm a pele negra.

4. Eles são invisíveis nas câmaras de infravermelhos. Os ursos polares estão tão bem adaptados ao seu ambiente que a sua espessa camada de repelente de água da pele combinado com uma pele dura e gordura mantém o urso bem isolado e quente em temperaturas que frequentemente chegam a -45.56 ºC. Estes ursos estão tão bem isolados que o calor só escapa através dos seus olhos e narizes.

5. As fêmeas ficam nas suas tocas durante a gravidez e amamentação, mas geralmente saem para caçar todo o Inverno. Os machos e as fêmeas entram num estado de hibernação, onde o seu metabolismo desacelera para que eles possam sobreviver quando a comida é escassa.

6. Os ursos polares podem cruzar-se com ursos pardos. O híbrido é chamado de urso pizzly. Especula-se que o derretimento do gelo do Árctico trouxe os ursos polares para perto dos ursos pardos, resultando num número maior de pizzlies. O urso pizzly possui uma faixa espessa e escura de pele nas costas, um  focinho mais escuro e uma cabeça maior do que um urso polar.
7. Eles comem habitualmente focas, contudo este animal é capaz de comer comida do lixo e até esferovite, sendo isto um resultado do aumento da poluição.
8. Eles andam muitos km. O território de um urso polar pode variar de 20.000 a 100.000 km quadrados. Sendo comum para estes ursos viajar do Alasca para o Canadá e Gronelândia.

9. Eles têm o olfacto muito apurado. Um urso polar pode sentir o cheiro de um selo a mais de meio quilometro de distância , numa cova coberta de neve ou através de um orifício de respiração no gelo.

10. Um grupo de ursos polares é conhecido como uma "Celebration". Vamos celebrar estas belas criaturas que compartilham o planeta connosco e garantir que o seu futuro é seguro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário