Fofonetes

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Tudo sobre eles - Coalas


Classificação:


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Phascolarctidae
Gênero: Phascolarctos
Espécie: P. cinereus 



Eles têm cabeça grande, focinho curto, nariz achatado e em forma de V, sendo que sua pelagem é lisa e sedosa. É um animal herbívoro que se alimenta principalmente de folhas de eucaliptos. Existem centenas de espécies de eucalipto, porém o coala se alimenta somente de 20 dessas espécies.O coala, como a maioria dos marsupiais, vive na Austrália. Eles vivem principalmente no litoral leste e no sul da Oceania. Eles vivem em cima dos eucaliptos onde podem se alimentar fartamente.
Um coala come meia quilo de folhas de eucalipto por dia, o que é muito para um animal tão pequeno e que descansa 14 horas por dia. As folhas de eucalipto são essenciais na dieta do coala, sendo que sua falta os leva a morte.
O período de reprodução dura cerca de 4 meses e, nessa época, o macho capacitado explora seu território em busca de fêmeas no cio. Quando encontra, o coala agrada a fêmea e ela o repele, a princípio, com violência. Após a conquista da fêmea, ocorre o acasalamento, que dura poucos segundos e ocorre em posição vertical, nos galhos de eucalipto. Só há uma reprodução ao ano e a gestação dura 35 dias.O filhote nasce pouco desenvolvido, com os ouvidos fechados, e com a boca, as narinas e as patas posteriores quase imperceptíveis.
O seu corpo é nu e com coloração rosa-claro, sendo possível ver os vasos sanguíneos. Ao nascer pesa cerca de 0,5 g e tem menos de 20 mm. O filhote fica na bolsa ventral da fêmea até crescer o bastante para poder andar.
Somente após meses a cria começa a sair da bolsa, ainda sem se afastar da mãe. Com 6 meses de idade ele já têm pêlos pelo corpo, alcançando o peso de 400g e 20cm de comprimento.
Mais dois meses e o filhote já passa boa parte de seu tempo fora da bolsa ventral, só enfiando a cabeça na mesma para mamar. O desmame completo se dá por volta de 1 ano.
Dentre os poucos predadores desse marsupial está o cão selvagem, que geralmente só ataca os coalas que não podem mais se defender (velhos e doentes). Por tradição, os aborígines australianos (povo nativo da região) caçam os coalas para o consumo.
Devido aos hábitos sedentários e a consequente lentidão, o coala prefere se esconder à fugir em caso de perigo.
Os coalas já estiveram várias vezes na lista de animais que correm risco de extinção, fato causado não só pela caça, mas também pelos incêndios espontâneos, que ocorrem como consequência de constantes secas. 
Atualmente, os coalas são protegidos por lei, sendo que existem áreas consideradas santuários, onde essa espécie pode viver longe das ameaças.
Os coalas podem viver até os 25 anos.
Os movimentos dos coalas são lentos, assemelhando-se com os do bicho-preguiça.
Não possuem cauda, utilizando as garras para subirem nas árvores. O principal predador dos coalas é uma espécie de cachorro selvagem, conhecido como canis dingo.

- Esta é uma espécie ameaçada de extinção, em função da caça e das queimadas de florestas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário