Dez lições básicas para adestrar seu cachorro
1. Seu cãozinho pula nas visitas
Ignorá-lo, nesses casos, é a melhor saída: simplesmente vire de costas
Não importa o tamanho de seu cachorro ou se sua visita tem medo ou não, pular é algo muito desagradável.O cão pula para dar e receber atenção, sendo assim, para inibir esse comportamento, peça para que o alvo das puladas vire de costasimediatamente. Dessa forma, o cachorro vai se sentir ignorado e deverá parar de pular, pois percebeu que não está agradando.
2. Seu cachorro leva você para passear
É preciso entender se a causa é ansiedade ou se ele quer demonstrar dominância. A solução será diferente em cada um dos casos
Cachorros que puxam demais a guia quando estão passeando fazem isso principalmente por 2 motivos: 1) estão muito ansiosos para passear ou 2) julgam-se dominantes em relação a você.
Se seu cachorro simplesmente está muito ansioso devido ao passeio iminente, geralmente para de puxar após o primeiro quarteirão. Mas, se ele for do tipo que demora mais para cansar, tente jogar uma bolinha para ele por alguns minutos antes de saírem.
Cães são animais de matilha, e toda matilha tem uma organização. O Alfa, isto é, o chefão da turma, aquele que anda na frente. Esse comportamento deve ser mudado, do contrário ele vai ter certeza de que manda em você. Sempre que saírem para passear, mantenha-o ao seu lado esquerdo, lembre-se de que o dono deve sempre estar uma perna à frente do cão, para exercer sua dominância. No instante em que ele começar a puxar, ou simplesmente tomar a dianteira, pare imediatamente e fique parado até que ele volte ao seu lado, só então retome a caminhada.
3. Seu cachorro rouba a comida de cima da mesa
Arme um susto para traumatizá-lo
Se seu cachorro tem o costume de afanar algo de cima da mesa, não vai adiantar só dar uma bronca, tudo o que ele vai assimilar é como aquela comida estava gostosa. Tenha certeza, é impossível competir com algo que dá prazer para o cachorro.
Para impedir que isso se repita, o ideal é associar aquele ato com algo muito terrível. Nesse caso, arme uma emboscada, coloque várias panelas mal equilibradas no canto da mesa, quando o cachorro subir para pegar algo para comer, as panelas cairão no chão, fazendo um enorme barulho. Esse super susto será o bastante para que ele nunca mais chegue perto da mesa.
4. Tem medo de soltá-lo
Nenhum comentário:
Postar um comentário