Fofonetes

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Dez lições básicas para adestrar seu cachorro

Dez lições básicas para adestrar seu cachorro

1. Seu cãozinho pula nas visitas

Ignorá-lo, nesses casos, é a melhor saída: simplesmente vire de costas

Não importa o tamanho de seu cachorro ou se sua visita tem medo ou não, pular é algo muito desagradável.O cão pula para dar e receber atenção, sendo assim, para inibir esse comportamento, peça para que o alvo das puladas vire de costasimediatamente. Dessa forma, o cachorro vai se sentir ignorado e deverá parar de pular, pois percebeu que não está agradando.

2. Seu cachorro leva você para passear

É preciso entender se a causa é ansiedade ou se ele quer demonstrar dominância. A solução será diferente em cada um dos casos

Cachorros que puxam demais a guia quando estão passeando fazem isso principalmente por 2 motivos: 1) estão muito ansiosos para passear ou 2) julgam-se dominantes em relação a você.
Se seu cachorro simplesmente está muito ansioso devido ao passeio iminente, geralmente para de puxar após o primeiro quarteirão. Mas, se ele for do tipo que demora mais para cansar, tente jogar uma bolinha para ele por alguns minutos antes de saírem.
Cães são animais de matilha, e toda matilha tem uma organização. O Alfa, isto é, o chefão da turma, aquele que anda na frente. Esse comportamento deve ser mudado, do contrário ele vai ter certeza de que manda em você. Sempre que saírem para passear, mantenha-o ao seu lado esquerdo, lembre-se de que o dono deve sempre estar uma perna à frente do cão, para exercer sua dominância. No instante em que ele começar a puxar, ou simplesmente tomar a dianteira, pare imediatamente e fique parado até que ele volte ao seu lado, só então retome a caminhada.

3. Seu cachorro rouba a comida de cima da mesa

Arme um susto para traumatizá-lo


Se seu cachorro tem o costume de afanar algo de cima da mesa, não vai adiantar só dar uma bronca, tudo o que ele vai assimilar é como aquela comida estava gostosa. Tenha certeza, é impossível competir com algo que dá prazer para o cachorro.
Para impedir que isso se repita, o ideal é associar aquele ato com algo muito terrível. Nesse caso, arme uma emboscada, coloque várias panelas mal equilibradas no canto da mesa, quando o cachorro subir para pegar algo para comer, as panelas cairão no chão, fazendo um enorme barulho. Esse super susto será o bastante para que ele nunca mais chegue perto da mesa.
4. Tem medo de soltá-lo 

Torne prazeroso para ele voltar até você

Existem lugares em que é permitido tirar seu cão da guia para que ele corra livremente com seus amiguinhos, mas os donos podem se sentir receosos, afinal, quem garante que, quando o dono chamar, o cão vai voltar?
Para educá-lo a responder o seu chamado, use o reforço positivo. Quando chegar no parque, antes de soltá-lo, chame seu nome e lhe ofereça um petisco. Repita isso algumas vezes, depois, deixe que ele se distraia. Ainda na coleira, chame seu nome mais uma vez, e lhe de mais um petisco. A primeira vez que soltá-lo, procure fazer em um local cercado, do qual ele não tenha como fugir ou desaparecer, solte-o e chame-o logo em seguida. Toda vez que ele responder, dê-lhe um petisco.
Geralmente, quando os cães soltos não retornam ao chamado de seu dono, é porque eles acreditam que está na hora de ir embora, assim, se ele entender que você chamá-lo não está ligado a ir embora, mas a ganhar uma comidinha, ele sempre retornará.

5. Xixi e cocô no lugar errado

Repreenda-o na hora e recompense quando acertar

Esse é um problema muito comum, especialmente com filhotes. Para que ele não faça suas necessidades em lugares inapropriados, deve ser repreendido no ato.
Se você estiver andando pela casa e encontrar um xixi, não adianta nada brigar com seu pet, mesmo se mostrar a ele o que fez de errado, ele não vai associar o xixi que ele fez há horas com a bronca que está recebendo agora.
Quando perceber que ele está para se aliviar, pare-o imediatamente e leve-o ao lugar correto. Quando ele acertar, dê-lhe muito carinho.

6. Cavar o jardim

Cães mantêm distância do próprio cocô



Se o seu cachorro escava seu jardim inteiro, deixando-o cheio de buracos, provavelmente ele está ansioso. Leve-o para passear com mais frequência. Se esse não for o caso, o jeito é repreendê-lo quando pegá-lo no flagra.
Se, mesmo assim, esse comportamento não cessar, uma boa tática e enterrar o cocô do animal onde ele costuma cavar. Cachorros são higiênicos. Seu pet não vai querer chegar perto de seus dejetos. Vai entender que lá tem cocô, não é legal para cavar.

7. Sobe no sofá sem o seu consentimento

Seja firme e recompense quando ele entender o comando


Algumas pessoas não se importam de dividir o sofá ou a cama com seu pet, outras acham um hábito terrível. Independente do seu posicionamento, o cachorro não deve subir no sofá deliberadamente, apenas quando convidado.
Para tanto, sempre que pegá-lo subindo no sofá, diga um firme ” Não” e tire-o de lá. Se você gosta de tê-lo ao seu lado, chame-o para perto, se ele tentar subir no sofá impeça-o. Em seguida, dê dois tapinhas no sofá e, quando ele subir, dê-lhe um petisco. Assim, o pet entenderá que só pode subir quando for convidado.

8. É agressivo com outros pets

Existe solução se o cachorro for um encrenqueiro em potencial

Vários amigos estão com seus cachorros em um churrasco, e o você não levou seu cãozinho, pois acredita que ele pode encrencar com algum dos outros animais?
Uma boa saída é soltá-lo com os demais cachorros. Se ele demonstrar qualquer tipo de comportamento agressivo, repreenda-o imediatamente. Se ele tornar a agir assim, coloque-o na coleira, em um local onde ele possa observar a diversão de todos mas não possa interagir com ninguém.
Ele certamente vai entender que, quando age daquela forma, é privado de atenção e divertimento e não vai repetir o comportamento.
9. Destrói objetos

Não faz distinção entre sapatos, controle remoto e seus brinquedos


Nesse caso, vale descobrir o motivo, ele foi deixado sem companhia, estava sozinho em casa o dia inteiro?
Se sim, existe uma grande chance de ele ter feito isso por puro tédio, em busca de alguma diversão.Cães precisam de companhia e podem tornar-se depressivos quando são privados de contato por longos períodos. 
Também existe a possibilidade de o seu pet ter feito isso para chamar sua atenção. Lembre-se: bronca é atenção  negativa mas é atenção, ele não fará distinção entre um grito de repreensão e um gesto de carinho. Vale dar a ele o oposto do que espera, como já foi explicado, ignore-o.

10. Fica histérico quando percebe que você vai sair

Ele simplesmente não quer ficar sem você

Quem tem cachorro sabe como é doloroso sair e deixá-los, e a culpa transparece em cada atitude. É bom lembrar a si mesmo de que não está abandonando o cachorro, pois você voltará, mas, naquele momento, precisa sair.
O simples ato de pegar a bolsa, ou as chaves, ou mesmo calçar os sapatos já gatilha no cachorro a percepção de que seu dono vai sair.
Para mudar esse comportamento, acostume-o com essas atitudes dentro de casa, pegue a bolsa, ou a carteira, e ande pela casa quando não for sair. Balance as chaves e volte para o sofá. Calce sapatos e ande pelos cômodos, mas volte para onde você estava. Dessa forma, o cão não saberá distinguir quando você vai sair ou não e ficará muito menos ansioso.
 Educação é bom e todo mundo gosta
Educar o cachorro faz parte das responsabilidades de ter um pet, assim como alimentá-lo e levá-lo ao veterinário.  É bom lembrar que o comportamento do cachorro é um reflexo das atitudes do dono.


Nenhum comentário:

Postar um comentário